Pular para o conteúdo

Por que o Seguro Erros & Omissões é essencial para empresas?

Criado em 00/03/2024
Atualizado em 00 março 2024
5 min. de leitura
Todas as atividades profissionais estão sujeitas a falhas e erros, portanto, conhecer o Seguro de Erros e Omissões é essencial para garantir proteção ao patrimônio e a reputação da sua empresa.
Que entender melhor como essa modalidade de Responsabilidade Civil pode ajudar a proteger não só a sua empresa, mas também a sua carreira? Então continue a leitura!

O que é o Seguro de Erros & Omissões?

O Seguro de Erros & Omissões ou Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, é uma modalidade de garantia utilizada para proteger empresas e profissionais contra potenciais reclamações resultantes de danos causados por serviços profissionais prestados, frequentemente relacionados a erros, imprudência, falhas ou negligências durante a execução desses serviços.
O que isso significa?
Vamos simplificar: Suponhamos que um médico cometa algum erro em um atendimento clínico, exemplo: ele diagnosticou um paciente com intoxicação alimentar, fez a prescrição dos medicamentos e indicou repouso para a recuperação. Alguns dias após o atendimento, o paciente teve que ir para o hospital porque seu caso foi agravado e ele precisou ficar internado em estado grave devido à chikungunya, ou seja, o diagnóstico inicial estava incorreto. Logo após a recuperação, o paciente fez uma reclamação judicial contra o médico, responsabilizando-o por sua conduta. É nesse momento que o seguro de erros e omissões entra, porque ele é um instrumento financeiro utilizado para cobrir os custos com a internação, medicamentos e principalmente contra o dano moral causado ao paciente.
Situações como essa podem acontecer em diversas áreas, como em empresas de manutenção, de construção civil e arquitetura, escritórios de advogados, contadores, entre diversas outras profissões regulamentadas, incluindo as áreas de saúde, construção, finanças, comunicação, serviços, produtos, entre diversas outras.
Vamos entender em outro contexto: Por exemplo, imagine que um arquiteto seja contratado para projetar uma edificação e, devido a um erro de cálculo, a estrutura projetada não conseguiu suportar o peso das estruturas, resultando em danos à propriedade. Neste caso, o cliente pode enfrentar custos significativos para corrigir o problema, incluindo reparos na estrutura e possivelmente custos legais se houver disputas sobre a responsabilidade pelo erro.
Neste segundo exemplo, o seguro de responsabilidade civil de erros e omissões pode ajudar a cobrir os custos de defesa legal e quaisquer danos concedidos ao cliente como resultado do erro do profissional. Portanto, esse tipo de garantia fornece uma camada adicional de proteção financeira para os profissionais e empresas, garantindo que possam arcar com as consequências financeiras de seus erros ou omissões.

Como funciona o Seguro de Erros & Omissões?

A modalidade do seguro de Responsabilidade Civil de Erros & Omissões funciona como forma de garantir proteção ao patrimônio financeiro do profissional ou da empresa, garantindo também que a reputação do profissional seja mantida.
Assim como os outros tipos de seguro de Responsabilidade Civil, a modalidade Erros & Omissões é utilizada quando ocorrem falhas não intencionais de profissionais que causam danos a outras pessoas. Dessa forma, a pessoa tem o direito de reparação, requerendo o seu direito na Justiça, e, o profissional pode recorrer com o apoio da garantia. O seguro de responsabilidade civil protege o patrimônio financeiro do profissional (pessoa física) ou da empresa (pessoa jurídica), mediante a reclamação por parte do terceiro.
Levando em consideração que erros, omissões e negligências profissionais podem acontecer a qualquer momento, o seguro é um respaldo para a empresa são sofrer muitos encargos, mitigando ou eliminando as potenciais responsabilidades.

Quais as principais vantagens do Seguro de Responsabilidade Civil?

Uma das principais vantagens do Seguro de Erros e Omissões é a cobertura da garantia para custos legais e indenizações em processos judiciais, considerando que os consumidores e colaboradores estão mais conscientes de seus direitos, resultando em ações legais mais frequentes contra profissionais.
Vale lembrar que nem todas as reclamações judiciais decorrem de erros justificáveis, porém, a empresa ainda assim precisará lidar com os valores de defesa do processo. Logo, o seguro de erros e omissões oferece cobertura aos custos de defesa, e, caso a empresa seja indenizada, também auxilia com os custos de sua responsabilidade.
Um ponto importante é que ações judiciais impactam significativamente na reputação das empresas, portanto, o seguro atua minimizando esses impactos e proporcionando maior credibilidade à empresa, assegurando que os profissionais possam desempenhar suas atividades com segurança.
Além de tudo, o seguro de RC Erros e Omissões pode ser contratado de forma 100% online com a Granto Seguros, proporcionando tranquilidade, prevenindo problemas e imprevistos para os profissionais. Com a sua variedade de coberturas, ele contribui com a mitigação de perdas para o negócio e minimiza riscos e prejuízos financeiros. Veja suas vantagens:
  • Proteção financeira: Oferece proteção financeira contra possíveis ações judiciais e custos associados a danos a terceiros, ajudando a evitar prejuízos financeiros;
  • Credibilidade e confiança: Demonstra comprometimento com a responsabilidade corporativa e profissional, o que pode aumentar a confiança dos colaboradores, clientes e parceiros de negócios;
  • Conformidade Legal: Em muitos casos, é exigido por lei ou por contratos com parceiros comerciais, garantindo conformidade e evitando penalidades legais;
  • Cobertura: Pode abranger uma ampla gama de situações, desde perdas financeiras decorrentes de falhas profissionais até custos com ações judiciais provenientes de reclamações de terceiros.
  • Gestão de Riscos: Contribui com a gestão de riscos ao transferir parte do ônus financeiro das possíveis responsabilidades para a seguradora, permitindo que a empresa se concentre em suas operações sem se preocupar com possíveis repercussões legais.

Quais as coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil?

As coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil podem variar conforme a seguradora e apólice contratada, porém as coberturas básicas incluem:
  • Responsabilidade por Erros e Omissões;
  • Danos corporais, legais e materiais;
  • Danos provenientes de negligência, imperícia ou imprudência profissional;
  • Danos morais resultantes dos riscos cobertos pela apólice;
  • Honorários e custos judiciais relacionados ao processo e à defesa do segurado;
  • Ato doloso de funcionários;
  • Custos de defesa administrativa, civil e criminal;
  • Indenizações por danos monetários concedidos a terceiros como resultado de uma reclamação bem-sucedida;

Qual a documentação necessária?

Para a contratação do Seguro de Responsabilidade Civil de Erros & Omissões, é necessário encaminhar o faturamento dos últimos 12 meses da empresa e preencher o formulário da Granto Seguros com as informações contratuais.

Como contratar o Seguro de Responsabilidade Civil?

O processo de contratação é simples, basta encaminhar a documentação necessária para o time de especialistas da Granto Seguros. Assim, realizamos as análises necessárias juntamente com as seguradoras parceiras e elaboramos a melhor proposta comercial para você.

Quem pode contratar o Seguro de Erros & Omissões?

O Seguro de Responsabilidade Civil de Erros & Omissões pode ser contratado por todos os profissionais que exercem atividades que tenham órgão regulador. Como, por exemplo, escritórios de advocacia, construtoras e empresas de engenharia, escritórios de contabilidade, instituições financeiras, profissionais de saúde, entre outros. Confira as principais funções que precisam do Seguro de Erros e Omissões:

Diretores e Administradores

É utilizado por colaboradores, sócios e C-levels das empresas, protegendo-os contra erros e omissões que cometam mediante suas decisões profissionais.

Médicos e Área da Saúde

O RC para a área da saúde é voltado para médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, veterinários, etc. Ele abrange danos materiais, morais e estéticos.

Engenheiros e Arquitetos

Garante indenização por danos causados a terceiros, ocasionados em função de incidentes durante a execução de obras ou de falhas de projetos.

Empresas de Tecnologia

Garante segurança contra riscos de ataques cibernéticos, violações de dados e outras ameaças à segurança digital do seu empreendimento.

Advogados e Setor Jurídico

O RC Profissional cobre penalidades causadas a terceiros em virtude de erro ou omissão profissional, além das despesas de defesa, ressarcimentos, condenação e acordos judiciais.

Escritórios de Contabilidade

Protege os bens do contador contra processos judiciais resultantes de erros na prestação de serviços que resultem em prejuízo para terceiros.

Fique sabendo de todas as novidades que estão mudando o mundo dos negócios.