Quem já teve que fazer alguma contratação sabe que envolve várias fases, começando pela negociação, até as cláusulas que serão inseridas no instrumento. Para assegurar que o cumprimento seja conforme combinado existe a apólice de seguro garantia.
Essa modalidade se relaciona ao conceito de “fiança”, isto é, serve para garantir que diversas obrigações sejam cumpridas por meio de um contrato de seguro. O público desta apólice é bastante amplo, desde a administração pública, empresas até pessoas físicas.
Quer saber mais sobre a apólice de seguro garantia? Continue a sua leitura e veja quais são as principais particularidades desse tipo de contratação.
Como funciona a apólice de seguro garantia?
A função da apólice de seguro é atuar como uma ferramenta de gerenciamento de riscos que serão compensados de diferentes formas, de acordo com o caso. A pessoa ou empresa contratada é quem adquire o seguro, tendo como segurado o contratante, em uma negociação pública por exemplo, a prestadora de serviço fará a apólice de seguro para garantir o cumprimento ao órgão público.
A apólice de seguro aumenta a confiança entre as empresas e pode ser facultativa, ou seja, o contratante e o segurado poderá decidir se haverá ou não a contratação desta garantia. Já nos órgãos públicos a apólice de seguro garantia é uma exigência, uma condição para que o interessado tenha chances de vencer a licitação e figurar como contratado. A contratação é feita de forma simples e não compromete o caixa nem o crédito da empresa. Dessa maneira, os recursos do tomador serão empregados na execução do contrato, para que ele mesmo tenha condições de cumprir as suas obrigações. Na Granto Seguros é possível fazer a contratação de forma totalmente online.
Quem são os envolvidos na apólice de seguro garantia?
Falamos aqui como funciona uma apólice e as partes interessadas, como já falado seguro garantia possui três partes envolvidas:
- segurado;
- tomador;
- seguradora.
Segurado
É o contratante que se beneficiará do seguro, que será assegurado pela pessoa física ou jurídica que está contratando.
Tomador
Quem pedirá pela apólice para a seguradora, garantindo seus serviços para o segurado. O tomador é quem executa a obra ou presta serviço (seja pessoa jurídica ou física).
Seguradora
A empresa que emitirá a apólice de seguro, garante as obrigações contratuais do tomador para o segurado.
Ficou em dúvida como funciona o seguro garantia? Acesse e saiba mais.
Quais são as condições para a contratação?
Primeiro é necessária a existência de um contrato principal entre o tomador e o segurado, estando claro nele as obrigações das partes que serão garantidas com a emissão da apólice pela seguradora. Os aditivos e os anexos do contrato principal também devem ser apresentados pelas partes.
A vigência da apólice de seguro garantia será de acordo com o prazo de duração do contrato, caso necessários é possível realizar ajustes. Apesar da cobertura, a apólice de seguro garantia pode ter taxas de três a cinco vezes menores que as bancárias.
Gostou do nosso artigo? Aproveite para conhecer tudo sobre o Seguro Garantia e sobre seus principais benefícios. Fale com um dos nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas e fazer um orçamento.