O seguro garantia licitação é um documento essencial para as empresas poderem participar de licitações públicas. Além de ser uma forma de garantia contratual, esse tipo de seguro garante o cumprimento das obrigações assumidas com a administração pública.
Você é licitante e ainda não compreendeu o seguro garantia licitação? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o seguro garantia licitação.
O que é seguro garantia licitação?
O seguro garantia licitação ou seguro garantia licitante habilita as empresas para concorrerem em qualquer uma das modalidades de licitação. Seu objetivo é garantir que a empresa vencedora do processo licitatório irá assinar o contrato, mantendo o preço e todas as condições propostas nos editais. O seguro garantia é regulamentado pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados e previsto como forma de garantia contratual na Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
Quais garantias são exigidas nas licitações?
Nas licitações, os instrumentos convocatórios (editais) da administração pública exigem uma forma de garantia contratual. Se a empresa participante da licitação não apresentar a garantia na fase exigida, a de habilitação, ela não é classificada no processo licitatório.
Existem duas modalidades de garantia que podem ser exigidas nas licitações públicas, a “garantia da proposta” e a “garantia da execução”:
- • Garantia da proposta: É apresentada ao órgão público na fase de habilitação. Comprova que a empresa participante possui capacidade econômico-financeira para sustentar os custos da contratação.
- • Garantia de execução: A garantia contratual é exigida quando a empresa vence a licitação. Ela assegura que a empresa vencedora cumprirá as condições do contrato, bem como os prazos e valores de execução.
Como funciona o seguro garantia licitação?
A Nova Lei de Licitações prevê no Art. 96. três formas de garantias contratuais: caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, fiança bancária e o seguro garantia. Portanto, o seguro garantia funciona como garantia para as concorrências públicas.
O seguro garantia possui três partes envolvidas: segurado, tomador e seguradora.
- • Segurado: É o contratante que se beneficiará do seguro, que será assegurado pela pessoa física ou jurídica que está contratando. No caso das licitações, o segurado é a administração pública, como, por exemplo, uma prefeitura ou até mesmo o Governo.
- • Tomador: Quem solicita a apólice para a seguradora, garantindo seus serviços para o segurado. O tomador é quem executa a obra ou presta serviço (seja pessoa jurídica ou física).
- • Seguradora: A empresa que emitirá a apólice de seguro, garante as obrigações contratuais do tomador para o segurado.
Diferente dos outros seguros, o seguro garantia é contratado por uma empresa para proteger outra. O segurado é considerado o credor das obrigações que o tomador (quem presta o serviço) assumiu no contrato. Se o tomador for inadimplente com a execução do contrato, o sinistro pode ser acionado para indenizar o segurado. Dessa forma, a empresa contratante não é prejudicada financeiramente por conta do não cumprimento do contrato.
O que é Contrato de Contragarantia (CCG)?
O Contrato de Contragarantia é um instrumento utilizado no processo de contratação do seguro garantia. Ele também é conhecido pela sigla CCG e seu objetivo é que, em casos de inadimplência, a seguradora tem direito de retorno sobre danos indenizados. Portanto, sua finalidade é confirmar que o tomador se coloca como responsável nos casos em que for preciso arcar com qualquer prejuízo provocado por ele.
Como contratar o seguro garantia?
É muito simples, basta encaminhar as documentações necessárias para a corretora realizar as análises e fazer o levantamento de propostas. Após a confirmação do empresário, a apólice é emitida por uma seguradora e a empresa estará resguardada em relação às obrigações contratuais.
Quais documentos necessários para contratar o seguro garantia licitante?
Basta encaminhar o edital da licitação e fornecer as informações da empresa.
Qual o custo do seguro garantia para licitações?
O valor do seguro garantia licitação é calculado como uma pequena porcentagem do total do edital de contratação. As taxas para contratos maiores podem variar de 1% a 1,5%, ou serem até mais baixas. Já em casos de valores maiores, o preço do seguro garantia é cerca de 3% do valor do contrato.
Como os preços e taxas do seguro garantia licitante são definidos?
A média de preço de uma apólice de seguro garantia licitante depende da importância segurada, do tempo de vigência e da análise de risco. Os preços são definidos mediante análise de crédito e risco realizada pelas seguradoras, por meio de critérios de nível técnico e econômico sobre o tomador. A taxa anual sobre o valor é definida por meio de uma avaliação do risco assumido por ela.
Como funciona o processo para apresentação das propostas? E quanto tempo leva?
Após o contato, os dados das empresas são analisados para verificar o CNPJ, a capacidade técnica e os limites de créditos disponíveis. As propostas são elaboradas considerando a importância segurada, o tempo de vigência da apólice e a análise de risco. Todo o processo de análise leva em média de 24 horas, podendo ser mais rápido dependendo da situação.
Quanto tempo demora até a emissão da apólice?
Geralmente, as apólices do seguro garantia licitante são emitidas em até no máximo 24 horas, podendo, muitas vezes, serem emitidas no mesmo dia da solicitação.
Qual a diferença entre Carta fiança e Seguro Garantia?
A carta fiança e o seguro garantia são duas formas de se garantir uma obrigação contratual. Enquanto a carta fiança é emitida por bancos, o seguro é emitido por seguradoras. A carta fiança ocupa limites de créditos e possui custos elevados, e o seguro garantia, além de ser mais barato, não ocorre comprometimento dos limites de créditos. Para saber mais, acesse o conteúdo Entenda a diferença entre carta fiança e seguro garantia!
Quais as vantagens do seguro garantia licitação?
A maior vantagem de escolher o seguro garantia licitante é que as empresas não precisam gastar muito para garantirem suas participações em licitações. Com a contratação do seguro, o que é gasto é apenas o valor do prêmio do seguro. Este valor possui um custo extremamente baixo quando comparado com outras garantias contratuais. Além disso, o seguro garantia licitação também:
- • Possui taxas menores do que as taxas bancárias, por isso é mais vantajoso do que a carta fiança;
- • Não causa bloqueios nos limites de créditos da empresa;
- • Preserva o fluxo de caixa da empresa. Com o seguro garantia licitante, não há necessidade de desembolsar grandes quantia para garantir um contrato;
- • As propostas são personalizadas;
- • A contratação é extremamente rápida e pode ser realizada 100% online;
Com quais seguradoras a Granto Seguros trabalha?
Trabalhamos com mais de 30 seguradoras parceiras, entre elas: Excelsior, ESSOR, AVLA, Pottencial, Tokyo Marine, Porto Seguro, Junto Seguros, AIG, Argo Seguros, AXA, Berkley, BMG, CHUBB, Fator, Sancor Seguros, Zurich, JNS, New, Ezze, Mapfre, Sombrero Seguros, Sompo Seguros, entre outras.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de seguir nossos perfis no Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, LinkedIn e assinar nossa Newsletter.
A Granto Seguros é uma insurtech mineira que facilita a contratação de seguros contratuais e judiciais em todo o país. Se você ainda está com dúvidas sobre o seguro garantia, pode falar com um de nossos especialistas! É só entrar em contato.